sábado, 15 de fevereiro de 2020

UMA LUFADA DE FUMO NA CARA




15/02/2020 – 07/03/2020
        
         Uma lufada                          
         de fumo 
         na cara 


Nicky Coutts, Theodore Ereira-Guyer, Mariana Gomes, 
Jorge Santos, Pedro Valdez-Cardoso, Carmela Garcia 


A exposição Uma lufada de fumo na cara é sobre o ato de camuflar. Não há um ponto final ou um esconderijo perfeito. Uma lufada de fumo na cara dá início a um diálogo, começando por perguntar como nos misturamos com o entorno e em que medida o fazemos.


Esta exposição junta cinco artistas: Nicky Coutts, Theodore Ereira-Guyer, Mariana Gomes, Jorge Santos, Pedro Valdez-Cardoso e Carmela Garcia.

Estes artistas apresentam trabalhos de desenho, gravura, xilogravura, fotografia e colagem. Através destes medias pretende-se pensar conceitos de mimetismo ou de como a imitação estabelece ligações entre natureza e cultura. Pretende-se a criação de diálogos, explorando a ideia de camuflagem através de conceitos como o disfarce, sistemas de defesa, do ocultar e o revelar assim como da sua relação com o entorno.

A palavra ‘camouflage’ surgiu durante o século vinte moderno, no âmbito das problemáticas e preocupações inerentes a esta mesma época. Tendo origem na linguagem do quotidiano e da rua, da linguagem popular.


Em camouflage o natural e o artificial misturam-se, criando o que poderemos pensar do outro, tornando-se numa linguagem e num sistema de signos que quando apreendidos revelam o que se encontra por revelar.
Em que momento é que algo começa a desaparecer?



Nesta exposição irá ser apresentada uma caixa de 12 gravuras, para a qual cada artista realizou duas obras.
Este objeto apresenta a edição de xilogravuras, gravuras, fotogravuras e linóleos.

Sem comentários:

Publicar um comentário